Majin Boo
Majin Boo (魔人ブウ Majin Bū?, também conhecido somente como Boo), chamado em Portugal de Bubu, é um personagem e antagonista final do mangá Dragon Ball e sua adaptação em anime Dragon Ball Z. Majin Boo é um demônio membro da raça Majin, criada pelo mago Bibidi para auxiliá-lo na dominação do universo. Conforme a série avança, Majin Boo expele sua maldade criando dois Majin Boos. O bom se une aos Guerreiros Z enquanto o mal é destruído por Goku e renasce como um garoto chamado Uub, que posteriormente absorve o Majin Boo bom
História
Criado a partir da magia negra do mago Bibidi, Majin Boo devastou todo o universo milhões de anos antes do início da série. Dentre suas vítimas estavam os Kaioshins, divindades que protegiam o universo. Em sua luta contra o Kaioshin do Leste ele acabou absorvendo o Dai Kaioshin, que purificou parte da sua maldade e no processo deixou Majin Boo obeso. Com o tempo, Majin Boo se revoltou contra Bibidi e por isso foi selado em um casulo onde permaneceu por muito tempo devido a morte de Bibidi pelo Kaioshin do Leste.
Passados 5 milhões de anos, Babidi, o filho de Bibidi, resolveu libertar Majin Boo para vingar a morte do seu pai. Para isso ele roubou parte da energia de Gohan e depois dominou Vegeta para que ele lutasse contra Goku. A luta entre os dois liberou muita energia e assim Majin Boo despertou. Sozinho ele derrotou Gohan e o Kaioshin do Leste e depois enfrentou Vegeta, que usou uma técnica de auto-destruição na tentativa de destruí-lo. Boo então parte com Babidi para eliminar humanos mas acaba matando-o após conversar com Goku e perceber que está livre para fazer o que quiser. Goku também pede a Majin Boo que espere três dias por um adversário e durante esse tempo Boo faz amizade com o Mr. Satan. Ele deixa de ser mal e passa a viver com seu novo amigo e um cachorro que ele encontrou. Entretanto, dois homens apareceram para tentar matar Majin Boo e ferem gravemente o Mr. Satan e o cachorro causando uma enorme fúria em Majin Boo. Para não voltar ao seu instinto assassino, Boo libera sua maldade e ela toma forma de outro Majin Boo.
O Boo Mal devora o Boo Bom após transformá-lo em chocolate e a combinação dos dois Boos resultou em Super Boo. Ele parte para encontrar seu novo inimigo pois os três dias já haviam se passado e enfrenta Gotenks mas a batalha é interrompida por Gohan. Com seus novos poderes Gohan vence o Super Boo, obrigando-o a absorver Gotenks e Piccolo para aumentar sua força. Dessa forma ele supera Gohan e depois o absorve. Os próximos adversários eram Goku e Vegeta que voltaram do Outro Mundo para combatê-lo. Os dois se fundem em Vegetto, cujos poderes eram maiores que os de Boo, e em seguida se deixam ser absorvidos para poderem libertar aqueles que estavam dentro do Super Boo. Ao ficar somente com o Boo Bom em seu interior, o Super Boo retorna à sua forma original de milhões de anos atrás, Kid Boo, e explode o Planeta Terra. Kid Boo continua explodindo diversos planetas enquanto procura Goku e Vegeta e os encontra no Planeta Supremo. Lá ele batalha contra Vegeta e acaba expelindo o Boo Bom. No final, Kid Boo é destruído pela Super Genki Dama de Goku enquanto o Boo Bom passa a viver tranquilamente com o Mr. Satan. Pouco antes de destruir o Kid Boo, Goku pede ao Senhor Enma Daioh que o ressucite como um humano bondoso. O desejo é cumprido e, dez anos depois, Goku encontra a encarnação do Boo Mal, um garoto chamado Uub, e parte para treiná-lo como seu sucessor e próximo protetor do universo.
Criação e Desenvolvimento
Majin Boo tem seu nome baseado no feitiço "Bibbidi-Bobbidi-Boo" da Fada Madrinha do filme Cinderela. A primeira forma de Majin Boo que apareceu no mangá, o Boo Bom, teve Fuyuto Takeda, um editor do mangá, como modelo para seu design.[2] Inicialmente, Akira pretendia fazer um monstro medonho mas mudou de ideia e criou um vilão com aparência pouco assustadora. Em seus desenhos ele também fez versões magras de Majin Boo e a partir delas decidiu fazer outo Majin Boo, o Boo Mal.[3]
Como Akira não gosta de criar lutas muito semelhantes e, aproveitando o lado cômico do personagem, o combate entre Super Boo e Gotenks foi feito com a ideia de ser algo divertido e engraçado.[4]
Aparência e Personalidade
Majin Boo é conhecido por mudar de forma e personalidade sempre que absorver alguma forma de vida. Sua forma original, conhecida popularmente como Kid Boo, é de um garoto baixo cujo único objetivo de vida é causar destruição em todo lugar por onde passa. Ele age de acordo com esse instinto e é incapaz de demonstrar compaixão. Após absorver o Dai Kaioshin ele atinge uma forma obesa e, por ter parte de sua maldade purificada, sua personalidade se torna extremamente infantil. Ele frequentemente brinca com seus adversários e é influenciado facilmente por outras pessoas. Por exemplo, Majin Boo só matava pessoas por que Babidi disse que isso era divertido mas parou quando o Mr. Satan disse que era errado. Em sua forma obesa Majin Boo é conhecido como Boo Bom, Mr. Boo e Boo Gordo. O Boo Mal, representando a maldade do Boo Bom, é alto, magro e acizentado. Após absorver o Boo Bom, Boo Mal atinge uma forma conhecida como Super Boo. Sempre que o Super Boo absorve alguma pessoa ele muda sua estrutura facial e suas roupas para as mesmas que sua vítima usava. As formas Kid Boo, Boo Bom e Super Boo apresentam uma pele rosada. Todos os Majin Boos se irritam facilmente e adoram comer doces.
Habilidades
Majin Boo está entre os indivíduos mais poderosos de Dragon Ball por combinar sua gigantesca quantidade de Ki com seus poderes mágicos. Como muitos personagens ele apresenta superforça, super velocidade, reflexos sobre-humanos e é capaz de voar através da habilidade Bukû-jutsu (舞空術? "Técnica de Dança no Céu). Ele possui controle total sobre seu corpo e assim é capaz de esticá-lo, mudar sua forma, se transformar em líquido ou se dividir em pedaços que possuem mente própria. Também é capaz de se regenerar mesmo que somente um único átomo de seu corpo continue inteiro e consegue curar qualquer ferimento, doença ou problema físico como cegueira. Boo ainda consegue inalar uma grande quantidade de ar e depois soprá-la para rebater ataques inimigos. Uma de suas maiores habilidades é a capacidade de absorver outros seres vivos englobando-os e depois fundindo-os ao seu corpo. Dessa forma ele adquire todos os poderes e habilidades de sua vítima e o DNA da mesma é utilizado para criar poderosos anticorpos. Dentro de Majin Boo a vítima permanece em um casulo onde, lentamente, acaba se fundindo a ele permanentemente. Outra grande habilidade de Boo é transformar qualquer coisa naquilo que quiser. Na maioria dos casos Majin Boo somente a utiliza para transformar inimigos em doces, especialmente chocolate. Ademais, Boo tem poderes telecinéticos que lhe permitem conversar mentalmente com alguém ou levitar objetos e seres vivos.
Utilizando seu Ki, Majin Boo consegue criar diversos ataques que são capazes de explodir um planeta facilmente. Com pouco esforço ele é capaz de romper a barreira dimensional. Cada forma de Majin Boo possui técnicas e um estilo de combate distintos com algumas semelhanças. Boo Bom luta utilizando ataques físicos, raios de energia e ondas de energia emanadas por todo o seu corpo. Observando Goku ele aprendeu o Kamehameha (かめはめ波? "Onda Destrutiva da Tartaruga"), um raio azulado disparado pelas mãos. O Kamehameha foi passado para todos as outras formas de Majin Boo. O Boo Mal, que depois se tornou Super Boo, batalha mudando o formato de seu corpo e disparando lasers de energia. Após absorver Gotenks e Piccolo, Super Boo adquirie várias técnicas como o Círculo Galático (銀河赤道? "Sākuru Ginga"), o Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas (スーパーゴースト神風攻撃? "Suupaa Goosuto KamiKaze Atakku") e o Makankosappo (魔貫光殺砲 "Canhão de Energia Mortal do Demônio"?). O Círculo Galático é um anel que prende o oponente e depois explode enquanto o Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas é um golpe em que Majin Boo cria fantasmas que explodem ao tocar qualquer coisa e são capazes de disparar raios. O Makankosappo é um ataque em formato de broca que perfura o alvo. Kid Boo, por sua vez, prefere criar esferas de energia de tamanhos variados geralmente cobertas por raios e gosta de enforcar inimigos com sua antena. Ele também é capaz de se teletransportar.
Aparições em Outras Mídias
Na série filler Dragon Ball GT, outros dez anos se passam e surge um novo vilão chamado Baby. O Boo Bom protege o Mr. Satan e Pan do inimigo e logo se sacrifica para salvar a vida de Uub, que depois o absorve para liberar todos os seus poderes. Boo Bom ainda faz uma pequena aparição na mente de Uub durante o 31º Torneio de Artes Marciais. Ele pede a Uub que deixe o Mr. Satan vencer o torneio pois ele é seu melhor amigo.
Como antagonista final e vilão mais poderoso do mangá original, Majin Boo apareceu em diversas mídias dentro e fora da série Dragon Ball. Dentre todas as suas formas o Boo Bom tem se mostrado o mais popular. Majin Boo é apresentado em grande parte dos jogos da série onde geralmente é dividido em quatro personagens: Boo Bom, Boo Mal, Super Boo e Kid Boo. Em Dragon Ball Z: Budokai 2, Super Boo tem sua aparência alterada ao absorver Freeza, Cell, Tenshin Han, Yamcha e Vegeta. Boo Bom é um personagem jogável em Battle Stadium D.O.N e Jump Ultimate Stars. No MMORPG Dragon Ball Online, que se passa anos depois do mangá e ignora a existência de Dragon Ball GT, Majin Boo aprendeu sobre o amor humano e criou uma versão feminina de si mesmo chamada Booby. Os dois tiverem um filho chamado Baby Boo e com o tempo sua raça foi aumentado, criando uma nova espécie de habitantes no Planeta Terra. Ele não aparece em nenhum filme, OVA ou especial de TV mas é citado em Dragon Ball Z: O Renascimento da Fusão - Goku e Vegeta! e Dragon Ball: Yo! O Retorno de Son Goku e seus Amigos. Boo Bom também é um personagem recorrente no mangá Neko Majin Z, paródia de Dragon Ball escrita por Akira Toriyama. Ele, ao lado de Goku e Piccolo, já apareceu ao fundo de uma cena no mangá Negima!. O Boo Bom ainda apareceu estampado nas latas de café Pokka, no Japão, durante uma parceira com a franquia Dragon Ball. No episódio A Máquina Real do remake de Dr. Slump, Arale Norimaki coloca o último volume de Dragon Ball em uma máquina que transforma o imaginário em real. Consequentemente, Goku e Kid Boo surgem da máquina e começam a batalhar. Kid Boo apareceu dentre os vários personagens fictícios que foram estampados na linha de joystick Nuby, para PlayStation 2. Todas as formas de Majin Boo aparecem nas cartas cromos de Dragon Ball Collectible Card Game.
O personagem Bubú do mangá espanhol Dragon Fall é uma paródia de Majin Boo.
Recepção
Críticas à respeito de Majin Boo vem sendo amplamente positivas. Ele foi classificado pela revista Wizard como o 40º melhor vilão de todos os tempos. Também foi mencionado como um dos personagens mais amados pelo público em um artigo do site GamePro e um dos vilões mais memoráveis da série pelo THEM Anime Reviews. Comparando Majin Boo e Cell, um escritor do IGN disse que enquanto Cell é um vilão apocalíptico, Majin Boo é uma ameaça difícil de ser levada a sério por causa da sua coloração rosada. O Anime News Network elogiou Majin Boo por sua personalidade infantil e seu gosto por chocolate, fatores que o tornam um vilão diferente mas ao mesmo tempo bizarro. O site Mania Entertainment comentou que a aparição do Boo Mal foi uma grande revira-volta na história e um ótimo jeito de continuá-la. O Boo Bom, ao lado do Mr. Satan, foi colocado em 10º na lista "Caras Legais e seus Amigos Gordos" realizada pelo site UGO, que chamou o personagem de "marshmallow rosa e gigante que luta kung fu". Durante uma entrevista, Akira Toriyama disse que se fosse criar outro Dragon Ball os protagonistas seriam o Boo Bom e o Mr. Satan por que a história seria fofa e engraçada. Ele também comentou que a luta entre Super Boo e Gotenks é sua segunda favorita. O About.com caracterizou o Boo Bom como um bicho de pelúcia e elogiou Kid Boo por ser a forma mais maligna do personagem. O site ainda marcou Majin Boo como um dos sete vilões principais no anime Dragon Ball Z.
Seu dublador brasileiro, Wellington Lima, afirmou que dublar Majin Boo foi um de seus maiores trabalhos e sua forma favorita do personagem é o Boo Bom, apesar de que essa forma foi a que mais lhe trouxe problemas. O DVD Talk comentou que as diferenças entre cada forma de Majin Boo tornam a história mais interessante. Para distinqui-las um escritor do site apontou as seguintes características: "cômico" para o Boo Bom, "imparável" para o Boo Mal e "imensamente poderoso" para Kid Boo. De forma geral, Majin Boo foi dito como "um grande problema para os heróis" devido a sua habilidade regenerativa que "o cura em um piscar de olhos". Majin Boo, em todas as suas formas, foi e ainda é uma figura utilizada em diversas mercadorias como bonecos, chaveiros, bichos de pelúcia e etc.
0 comentários:
Postar um comentário