Veremos a seguir o conceito Ki tão falado em Dragon Ball, no entanto, é um dos pontos fundamentais para se entender todo os níveis e tipos de poderes.
Ki (気"Kee" , aceso. "Spirit"), também conhecido como Chi / Qi , Yōki ( 妖 気) ou simplesmente energia ( エ ネ ル ギ ーenerugī ), em japonês, significa Energia Espiritual. Pode-se dizer que é uma energia presente em todos os seres vivos, que é estudada em várias artes marciais. O Ki de um modo grosseiramente dizendo, é o que dá a força e a velocidade aos Guerreiros Z, e é equivalente ao Cosmo dos Cavaleiros do Zodíaco ou à Força, de Star Wars.
Ki também é conhecido como "energia latente" ou "poder de luta", que se traduz diretamente como "força vital". Essa força é uma energia tangível dentro de cada ser vivo, com seu foco principal no centro do corpo. Ao desenhá-lo, um indivíduo é capaz de manipulá-lo e usá-lo fora do corpo. Sabendo controlar este Ki, pode ser usado para muitas técnicas diferentes. Como existem limites físicos para a força do próprio corpo, é necessário aumentar o ki para superar essa barreira e tornar-se mais forte. Geralmente, quanto mais concentradas são as massas, mais tempo o usuário precisa para extraí-las ao energizar. Quando os lutadores reúnem Ki, eles são capazes de ganhar mais força, velocidade, resistência e aumentar o poder de seus ataques para infligir maiores danos aos oponentes. Normalmente, quanto mais o ki é aumentado, mais difícil é de controlar, então o controle do ki também é importante. A energia pode ser perdida quando o usuário sofre lesões, como aconteceu com Gohan quando ele perde mais da metade de sua reserva máxima de energia quando atingido pelo ataque poderoso de Cell.
Composição
De acordo com Akira Toriyama no Volume Super Exciting Guide: Story, o Ki é composto de três partes:
0 comentários:
Postar um comentário