Fique sabendo de todas as informações de umas das melhores obras de Akira Toryiama.
Dragon Ball é uma série japonesa de grande sucesso no mundo criada por Akira Toriyama contendo mangás, animes, jogos de videogame, jogos de cartas, filmes e produtos relacionados.
O primeiro mangá de Dragon Ball foi publicado na revista Shonen Jump de 1984 a 1995. Devido ao sucesso, a Toei Animation produziu três animes, de 1986 a 1997. Mais tarde no ano de 2015 veio o nascimento do anime Dragon Ball Super, que é sequência direta de Dragon Ball e Dragon Ball Z.
Uma das características que todos estes animes possuem é a busca pelas Esferas do Dragão (Dragon Balls), capazes de realizar qualquer desejo, sendo por isso procuradas e disputadas por pessoas de vários tipos, entre elas aquelas que querem fazer o bem e aquelas que querem alcançar seus objetivos ambiciosos.
Principais Sagas:
. Dragon Ball
. Dragon Ball Z
. Dragon Ball GT
. Dragon Ball Super
. Dragon Ball Super
------------------------------------------------
Filmes Oficiais:
• DB: A Lenda de Shenlong
• DB: O Castelo Fantástico
• DB: Uma Aventura Mística
• DB: Especial 10º Aniversário: O Caminho Para Ser o Melhor
• DBZ: Devolva-me Gohan
• DBZ: O Homem Mais Forte do Mundo
• DBZ: A Árvore do Poder
• DBZ: Super Saiyajin Son Goku
• DBZ: Uma Vinagança para Freeza
• DBZ: O Ataque de 1 Milhão de Guerreiros
• DBZ: O Retorno dos Andróides
• DBZ: O Poder Invencível
• DBZ: Batalha nos Dois Mundos
• DBZ: O Retorno do Guerreiro
• DBZ: O Combate Final
• DBZ: O Renascimento da Fusão!! Goku e Vegeta
• DBZ: O Golpe do Dragão
. DBZ: A Batalha dos Deuses
. DBZ: O Renascimento de "F"
. Dragon Ball Super: Broly
. DBZ: A Batalha dos Deuses
. DBZ: O Renascimento de "F"
. Dragon Ball Super: Broly
------------------------------------------------
Especiais:
• DBZ: O Pai de Goku
• DBZ Gohan e Trunks: Guerreiros do Futuro
• DBGT: O Legado do Herói
------------------------------------------------
OVAs:
• DBZ: O Plano para Erradicar os Saiyadins
• DBZ: O Retorno de Son Goku e seus Amigos!
------------------------------------------------
Live Action:
. Dragon Ball Evolution
------------------------------------------------
Dragon Ball Kai: É a remasterização da série de Dragon Ball Z totalmente em HD, anunciado em fevereiro de 2009 pela Toei Animation. Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A nova versão da série possui nova abertura e encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. A versão Kai teve um total 167 episódios, o que significa um corte de 124 episódios da versão Z. Este corte tem como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original.
Dragon Ball Kai: É a remasterização da série de Dragon Ball Z totalmente em HD, anunciado em fevereiro de 2009 pela Toei Animation. Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A nova versão da série possui nova abertura e encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. A versão Kai teve um total 167 episódios, o que significa um corte de 124 episódios da versão Z. Este corte tem como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original.
------------------------------------------------
Evolução
A história de Dragon Ball desenvolveu-se gradualmente durante os onze anos de publicação em mangá. Durante esses anos, o tom e o estilo das histórias mudou gradualmente para refletir os gostos dos leitores e dos editores da Shonen Jump.
Os primeiros volumes do mangá (volumes 1-12) são fundamentalmente histórias de fantasia com humor, com alguns elementos de ficção científica menores. Elementos de fantasia importantes incluem não só o menino-macaco Son Goku e as próprias esferas, mas também muitos animais falantes, técnicas de artes marciais improváveis e personagens identificadas como deuses e demônios.
Apesar dos elementos fantásticos, o mundo tem tecnologia avançada, que inclui cápsulas que cabem no bolso e que podem guardar coisas como carros, aviões e submarinos, sendo usadas para o transporte portátil desses automóveis, bem como o de qualquer outra coisa. É produzida pela Corporação Cápsula (Capsule Corporation). O enredo é, de uma forma geral, leve, com poucas mortes e uma ênfase na aventura e no humor.
Uma sutil mas significativa mudança de tom deu-se depois do melhor amigo de Son Goku, Kuririn, ter sido morto. Isto começou na Saga Piccolo Daimaoh (volumes 13-16), na qual o mangá muda para um tom mais sério se comparado com o dos volumes anteriores.
Dragon Ball transforma-se completamente num mangá shonen de ação no início da Saga dos Saiyajins (volumes 18-20). A partir da introdução do filho de Son Goku, a história começa a tomar um rumo mais sério e dando maior importância à ficção científica. Muitos dos personagens que anteriormente tinham origens fantásticas são agora reconhecidos como extraterrestres. Viagens no espaço, ameaças espaciais e poderosos ciborgues são agora comuns.
Depois da derrota de Nappa e Vegeta e da conclusão da Saga Saiyajin, os sobreviventes do ataque Saiyajin dirigem-se para o Planeta Namek para tentar ressuscitar os amigos que foram mortos pelos Saiyajins. Assim começa a Saga Freeza (volumes 21-28), que é reconhecida, não só por quão poderosos os personagens se tornam, mas também pelo surgimento da transformação Super Saiyajin.
A Saga Cell (volumes 29-35) introduz os Andróides, um misterioso Saiyajin chamado Trunks, que se revela filho de Bulma e Vegeta, e o enigmático Cell.
A Saga Majin Boo (volumes 36-42) era o último marco do mangá até o surgimento de Dragon Ball Super, onde aparecem mais dos elementos de fantasia que estavam presentes nos primeiros volumes do mangá. A obra tem um teor cômico mais acentuado.
Daí na sequência temos Dragon Ball Super, com acompanhamento que teve um acompanhamento quase que simultâneo entre anime e mangá. No entanto, a primeira parte do anime se encerrou em 2017 com 131 episódios, mas o mangá ainda está sendo publicado no Japão seguindo com novas histórias. Dragon Ball Super também contou com um filme, Dragon Ball Super: Broly, que dá sequência direta aos acontecimentos do último arco do anime. DBS Também com uma comédia relevante, ainda sim se tem grandes batalhas envolvendo novos personagens e lugares e ainda revelando novas transformações.
Dragon World
Mapa de Dragon World |
É o mundo fictício da série. É o lugar onde ocorrem a maior parte das histórias. Tomando em conta vários crossovers nas histórias se poderia assumir que também é o mundo de Dr. Slump e Neko Majin Z[carece de fontes]. É comumente chamado de Terra por seus habitantes, o nome Dragon World é principalmente utilizado nos livros com informações sobre a série ou em recapitulações dos capítulos.
O mundo mescla características de ficção científica com fantasia. Ainda que sua cronologia dita que transcorrem os anos 749 A.D. ao início da série, são encontrados diversos avanços tecnológicos.
Politicamente, encontra-se sob uma Monarquia absoluta mundial, e se encontra divido geograficamente em 43 zonas. Excetuando sua cronologia, o calendário tem as mesmas divisões e longitude que o Calendário Gregoriano.
Os habitantes nativos do Dragon World podem ser classificados em três grupos:
Humanos: São maioria dos habitantes, com a exceção de cores de cabelo típicas de anime e algumas característica estranhas (como a falta de nariz de Kuririn ou o terceiro olho de Tenshin Han) ou superpoderes, os humanos de Dragon Ball são idênticos a seus contra partes reais. Ao terem características similares, podem criar híbridos entre os saiyajin e os humanos. Ao serem comparados com outros seres do universo de Dragon Ball, os humanos são muito fracos, um saiyajin infante poderia acabar com a população do planeta. Ainda assim, podem existir alguns humanos excepcionais com inteligência superior, como Bulma e o Dr. Briefs, ou outros com força superior e habilidade para controlar o Ki, o que os converte em guerreiros excepcionais.
Humanoides: Ainda menos comuns, existem animais humanoides com inteligência e capacidade de falar como Oolong. Estes se encontram adaptados à população, são considerados pessoas normais, ainda ao avançar da série é menos comum ver este tipo de personagens.
Criaturas: O menor dos grupos, os monstros são seres sobrenaturais que não pertencem a nenhum dos grupos anteriores como os lutadores de Uranai Baba e o próprio Pilaf.
Esferas do Dragão/Bolas de Cristal
As Esferas do Dragão(português brasileiro) ou Bolas de Cristal(português europeu) são os artefatos mais importantes do Universo de Dragon Ball e é em torno delas que a trama gira em quase todo o tempo, por isso o nome da série é "Dragon Ball" (que significa "Esfera do Dragão" em inglês). Quando as Esferas do Dragão são reunidas, um dragão pode ser invocado para realizar um desejo.
Ki
Na série, todos os seres vivos possuem uma energia no corpo chamada Ki, que determina o poder e a resistência física de um indivíduo. Os guerreiros da série sabem da existência dessa energia e a controlarem permitindo usar grandes poderes. Todas as habilidades consideradas impossíveis para pessoas normais fazerem são realizadas utilizando o Ki. Os raios disparados pelos personagens são energia Ki.
Quando um personagem se esforça para liberar o Ki, ele está colocando seu poder interno que ainda não foi liberado para fora fazendo seu Ki ficar mais poderoso.
Mitologia
A mitologia tem um importante papel dentro do mangá e o anime. No universo, os deuses tem uma hierarquia específica:
Kami sama: Cada planeta tem um deus, que é mortal, não é onipotente e reside no mesmo planeta. Na Terra, este papel é de Kami Sama, um namekuseijin que chegou ao planeta por acidente, mas mais tarde é substituído por outro namekuseijin chamado Dendê. Estes deuses tem a missão de cuidar da paz do planeta e guiar seus povos como líderes.
Kaioh: Acima do Kami Sama de cada planeta há 5 outros deuses chamados Kaioh, há um por cada quadrante da galáxia e outro que os supervisiona todos eles, o Dai Kaioh (Grande Senhor Kaioh). Todos os cinco Kaiohs tem a missão de supervisionar e alertar contra algo de errado e de preservar o bem.
Kaiohshins: Acima dos Kaiohs estão os Kaiohshins. São 5, como os Kaios. Em Dragon Ball só o Kaiohshin do Leste (seu nome é Shin) está vivo, os demais foram eliminados ou absorvidos por Majin Boo. Mas seguindo a ideia, estes Kaiohshins regiam a pontos diferentes do Universo como os Kaiohs. Os Kaiohshins são os responsáveis pela criação e proteção do Universo.
Hakaishins: Acima dos Kaiohshins existem os Deuses da Destruição (Hakaishins). Estes são deuses muito poderosos e são responsáveis pela destruição para manter o equilíbrio mutuo do Universo. Estes deuses são mais impacientes e podem causar destruição além do necessário. Eles são ligados ao seu Kaiohshin, por exemplo, se Shin morrer, Bills então morrerá.
É revelado em 2013 no filme cinematográfico "Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses" que o "Dragon Word" é composto de 12 Universos, e que Bills é o Deus da Destruição do 7º Universo, sendo esta a localização da Terra (Planeta 4032-877). Bills implica no filme que existem outros Deuses da Destruição, além de si mesmo, mas isso é confirmado em Dragon Ball Super quando o Deus da Destruição Champa do 6º Universo é introduzido que qualquer coisa é definitivamente afirmado sobre cada universo ter seu próprio Deus da Destruição.
Hakaishins: Acima dos Kaiohshins existem os Deuses da Destruição (Hakaishins). Estes são deuses muito poderosos e são responsáveis pela destruição para manter o equilíbrio mutuo do Universo. Estes deuses são mais impacientes e podem causar destruição além do necessário. Eles são ligados ao seu Kaiohshin, por exemplo, se Shin morrer, Bills então morrerá.
É revelado em 2013 no filme cinematográfico "Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses" que o "Dragon Word" é composto de 12 Universos, e que Bills é o Deus da Destruição do 7º Universo, sendo esta a localização da Terra (Planeta 4032-877). Bills implica no filme que existem outros Deuses da Destruição, além de si mesmo, mas isso é confirmado em Dragon Ball Super quando o Deus da Destruição Champa do 6º Universo é introduzido que qualquer coisa é definitivamente afirmado sobre cada universo ter seu próprio Deus da Destruição.
Anjos Assitentes: Os Deuses da Destruição são auxiliados por anjos enviados pelo Daishinkan (Grande Sacerdote). O principal papel de um anjo é guiar o Deus da Destruição a qual ele serve, bem como treiná-lo e manter seu poder destrutivo sob controle. Os anjos são amorais e indiferentes por natureza; como Whis explica em Dragon Ball Super capítulo 18, eles devem permanecer neutros em conflitos e não podem intervir. Os anjos também são bastante poderosos e inteligentes, exibindo um profundo conhecimento e compreensão da hierarquia, estrutura e funcionamento interno do Mundo do Dragão. Cada anjo possui uma equipe que lhes permite comunicar-se com outras divindades, projetar eventos do passado, observar eventos atuais em todo o cosmos, proteger-se de ataques e viajar para praticamente qualquer lugar que desejarem, entre muitas outras capacidades. O que demonstrou a capacidade de retroceder no tempo máximo de três minutos, mas não se sabe se os outros anjos compartilham essa habilidade.
Zeno'u: Ou Omni-King (Rei de Todos) está no topo da hierarquia dos seres divinos. Zeno'u “está no topo” dos doze universos. Como mencionado acima, o Omni-King implica que ele detém a autoridade para nomear novos Deuses da Destruição, e Toriyama explica que os anjos são enviados do Daishinkan. Além disso, mais detalhes sobre o seu papel exato estão faltando. De fato, ao invés de cumprir algum tipo de papel ou trabalho como a maioria dos outros deuses, os eventos da “Sobrevivência do Universo” mostram que o Zeno'u simplesmente tenta manter-se entretido, e todas as outras formas de vida são forçadas a seguir adiante seus caprichos. Zeno'u usa um manto com 全(zen), o kanji para “all” (usado para escrever o “Zen” em seu título), aparecendo tanto do lado direito para cima quanto verticalmente espelhado tanto na frente quanto na parte de trás do manto.
Daishinkan: Ou Omni-King (Grande Sacerdote), também é auxiliado por seu assessor, o Grande Sacerdote, um anjo que freqüentemente age como representante e mensageiro do Zeno'u para os vários deuses dos universos. O Grande Sacerdote também aconselha o Zeno'u quando apropriado, e é mostrado como um dos poucos que podem acalmar a divindade infantil quando agravado. Assim como os anjos que servem aos Deuses da Destruição, o Grande Sacerdote é bastante amoral e indiferente por natureza, mantendo um comportamento calmo e educado em todos os momentos, mesmo quando revela as intenções do Zeno'u de apagar todos os universos perdedores no Torneio do Poder. No entanto, o seu comportamento calmo não deve ser tomado de ânimo leve, como Whis explica a Goku no episódio 55 que o Grande Sacerdote é dito ser uma das cinco pessoas mais poderosas em todos os universos.
Diferenças Entre Mangá e Anime
Como vários do gênero, Dragon Ball apresenta consideráveis diferenças entre o mangá e o anime.
No anime foram criados vários episódios inexistentes em mangá. Tais episódios, chamados pelos fãs de fillers foram criados com o intuito de impedir que o anime ultrapasse o mangá em termos de história. Exemplos disso são os episódios do Javeleta que aparecem antes do 22º torneio de Artes Marciais, o casamento de Goku e Chichi, o treinamento de Tenshinhan, Yamcha, Chaos e Kuririn na Sala do Templo de Kami Sama, a passagem de Goku pelo palácio da princesa Serpente, o episódios dos garotos que tiveram seu planeta destruído por Freeza e que viviam numa nave, o do falso planeta Namekusei, as Forças Especiais Ginyu enfrentando os humanos no Planeta do senhor Kaiô (este, considerado por muitos fãs como um dos piores fillers), o episódio em que Goku e Piccolo vão tirar carteira de habilitação (ep.125), o aniversário de Gohan, dois episódios em que Taopaipai reaparece após ser vencido por Tenshinhan no 23º torneio de Artes Marciais, dentre outros. Além das mini-sagas de Garlick Júnior e do torneio de Artes Marciais do Mundo dos Mortos.
Devido ao sucesso da série, a Toei Animation criou vários especiais da série (obviamente inexistentes no mangá). Dentro da série, tais especiais tem um encaixe cronológico um tanto confuso. Além desses especiais existem mais dois OVAs.
Porém a maior de todas as diferenças é a existência de Dragon Ball GT. Esta fase não existe em mangá, já que Akira Toriyama o parou na saga de Buu. Esta fase foi criada exclusivamente para o anime, e foi produzida pela Toei Animation e os assessores de Toriyama, que apenas supervisionou a produção da série.
Mídias
Anime - Devido à popularidade do mangá, a Toei Animation produziu três séries animadas, sendo duas adaptações da história original (Dragon Ball e Dragon Ball Z), e uma filler (Dragon Ball GT) - (isso até em 1996. Em 2015 viria a surgir o anime Dragon Ball Super que é canôn na série original).
Primeiramente foi criado o anime Dragon Ball, em 153 episódios, que corresponde aos 16 primeiros volumes do mangá original, depois foi produzido o anime Dragon Ball Z, em 291 episódios, que corresponde aos 26 volumes restantes do mangá. Por causa do sucesso, a Shonen Jump e a Toei Animation fizeram com que Akira Toriyama permanecesse escrevendo a série por um longo tempo. Akira estava cansado de escrever a série e por isso desejou que a fase Dragon Ball Z fosse a última (isso explica o Z do nome, a última letra do alfabeto), vindo a parar de escrever a série após o término desta fase. Mas em 2015 surgiu o anime baseado no mangá, Dragon Ball Super com 131 episódios.
Dragon Ball GT é o terceiro anime da série. É uma sequência de Dragon Ball Z. Foi criada pela Toei Animation, de 1996 a 1997, em 64 episódios, e não houve a participação de Akira Toriyama (apenas em algumas correções e desgnes de alguns personagens), por isso não existe em mangá.
Os três animes que compõem a série, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, apesar de acontecerem na mesma realidade e com os mesmos personagens, são animes de características diferentes. A série possui no total 508 episódios.
Dragon Ball Kai é a remasterização da série Dragon Ball Z em HD ou HDTV (TV em alta definição), tendo os efeitos refeitos mas formato digital, áudio corrigido e novas BGM's (Back Ground Musics) com nova abertura, encerramento e redublagem com os dubladores originais. A remasterização tem 167 episódios (contra os 291 da versão original), pois é retirados os fillers (episódios de complemento no qual o enredo não acontece no mangá), e a história será mais fiel ao mangá. Dragon Ball Kai (Saga Saiyajin até Saga Cell) estreou no dia 5 de abril de 2009 e a Saga Majin Boo estreou em 6 de abril de 2014.
Dragon Ball Super é uma série animada japonesa produzida também pelo estúdio Toei Animation. após 18 anos do término de Dragon Ball GT. A série foi transmitida de 05 de julho de 2015 a 25 de março de 2018 no canal japonês Fuji TV. Dragon Ball Super recomeça algum tempo após a derrota de Majin Boo e antes daquele 10 anos onde vemos Uub. A série começa com os filmes que foram lançados no cinema em 2013 e 2015, Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses e Dragon Ball Z: O renascimento de 'F' respectivamente antes de sair no inédito. A série também apresenta, por um lado, uma série de novos personagens e, por outro lado, amplia o universo e o conhecimento estabelecido de Dragon Ball com suas muitas novas transformações. A série também é adaptada em mangá, desenhada por Toyotaro e pré-publicado desde 20 de junho de 2015 na revista V-Jump no Japão.
Dragon Ball Super é uma série animada japonesa produzida também pelo estúdio Toei Animation. após 18 anos do término de Dragon Ball GT. A série foi transmitida de 05 de julho de 2015 a 25 de março de 2018 no canal japonês Fuji TV. Dragon Ball Super recomeça algum tempo após a derrota de Majin Boo e antes daquele 10 anos onde vemos Uub. A série começa com os filmes que foram lançados no cinema em 2013 e 2015, Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses e Dragon Ball Z: O renascimento de 'F' respectivamente antes de sair no inédito. A série também apresenta, por um lado, uma série de novos personagens e, por outro lado, amplia o universo e o conhecimento estabelecido de Dragon Ball com suas muitas novas transformações. A série também é adaptada em mangá, desenhada por Toyotaro e pré-publicado desde 20 de junho de 2015 na revista V-Jump no Japão.
Filmes em Live Action - A primeira adaptação cinematográfica, Dragon Ball, foi feita em 1990 por um estúdio Sul-coreano.
Em 1991, ganhou um filme taiwanês intitulado: Dragon Ball: The Magic Begins.
Em março de 2002, o estúdio estadunidense, 20th Century Fox, adquiriu os direitos para a franquia Dragon Ball nos cinemas e começou a produção de um filme de ação em live-action intitulado de Dragonball Evolution. Em junho de 2004, Ben Ramsey foi escolhido para criar um roteiro inspirado em Dragon Ball Z. Dirigido por James Wong e produzido por Stephen Chow, o filme foi lançado nos Estados Unidos em 10 de abril de 2009. O filme foi amplamente considerado um fracasso pela crítica e fãs de Dragon Ball, e só arrecadou 57 milhões dólares nas bilheterias.
Dragon Ball x One Piece
Em comemoração ao quadragésimo aniversário da revista Shonen Jump, foi criado um crossover entre Dragon Ball e One Piece. O nome do crossover é "Cross Epoch", que é produzido por Akira Toriyama e Eiichiro Oda (criadores de Dragon Ball e One Piece, respectivamente), que entraram em um acordo para produzir esse crossover.
Influência na Cultura
Dragon Ball influenciou a cultura do Japão, sendo citado inclusive em outros mangás, como por exemplo, o Bakuman.
0 comentários:
Postar um comentário